Plano de Aula 3º Trimestre

Plano de Aula - 3° Trimestre

1ª Semana 24 à 28 Agosto

Ensaios marcha para o desfile cívico de 7 de Setembro

Segunda à sexta-feira: 1ª aula: 1º e 2º anos
                                     2ª aula: 3° e 4º anos
                                     3 aula: 5º anos
                                     4ª aula: 6º e 7º anos
                                     5ª aula: 8º e 9º anos.

Alunas Beatriz (9°) e Isabele (8º) tocarão os instrumentos para os demais alunos marcharem.
Quadra poliesportiva coberta. Quatro filas 1 e 2 meninas e 3 e 4 meninos. Marcha de ida e volta em sentido reto. Ensaio com os 8 toques da Fanfarra.

2ª Semana 31/Ago à 4 Setembro

Ensaios marcha para o desfile cívico de 7 de Setembro

Segunda à sexta-feira:  1ª aula: 1º e 2º anos
                                     2ª aula: 3° e 4º anos
                                     3 aula: 5º anos
                                     4ª aula: 6º e 7º anos
                                     5ª aula: 8º e 9º anos.

Alunas Beatriz (9°) e Isabele (8º) tocarão os instrumentos para os demais alunos marcharem.
Quadra poliesportiva coberta. Quatro filas 1 e 2 meninas e 3 e 4 meninos. Marcha de ida e volta em sentido reto. Ensaio com os 8 toques da Fanfarra. Quinta-feira, dia 3, desfile cívico no bairro Vila Nova.

Aulas Dadas:

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3ª Semana 7 à 11 Setembro

Xadrez - Regras e Jogo

1ª Aula - Confecção Jogo em Casa

Objetivo: aprender a fazer o jogo xadrez de diferentes formas e objetos.
Duração: 1 aula - 45 minutos
Imagens: 
 








Materiais: tampinhas de garrafa pet, folha A4, imagens peças.
Modo de preparo do jogo: recortar e colar as imagens das peças nas tampinhas e coloca-las em ordem no tabuleiro.
Tarefas: solicitar para que os pais desenvolvam novas técnicas e materiais e confccionem novos jogos para exposição de trabalhos.

Aulas Dadas:




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2ª Aula: Jogo de Xadrez Virtual Contra Robô

Objetivo: desenvolver nova técnica de aprendizagem, jogar com o computador/robô.
                  jogar contra outro aluno, jogo em duplas.
Duração: 2 aulas - 45 minutos
Data: 08/SET/2015
Imagens:

Local de Estudo: Sala Informatizada.
Materiais: Computador, mouse, teclado.
Site: http://www.superjogosonline.com.br/xadrez/xadrez-virtual.html
http://www.polijogos.com/jogos-de-jogar-xadrez-contra-o-pc.html

Aulas Dadas: 


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3ª Aula: Jogo de Xadrez Tradicional

Objetivo: Aprimorar habilidades do jogo criadas nas aulas anteriores
Duração: 1 aula - 45 minutos
Imagens:



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3ª Semana: 14 à 18 Setembro

Xadrez Humano, Informática em Dupla, Entrega Trabalho Jogo Xadrez

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·         Novos conhecimentos a respeito do jogo de xadrez.
·         A encenar os “movimentos” das peças e ao mesmo tempo o jogo propriamente dito, interagindo com os colegas, com o espaço e com os materiais.
·         A coordenar diferentes movmentos com o corpo, buscando encontrar novas estratégias de jogo.
Duração das atividades: 2 semanas, 6 aulas de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: Conhecendo o jogo de xadrez
Recursos: Jogos Tradicionais da Escola e Jogo do Professor com Quadro e Íma
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Como introdução ao tema e proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá o quadro de jogo de xadrez. Peça bastante atenção dos alunos nesse momento, pois as aulas demonstram aspectos importantes do funcionamento do jogo.
No momento em que os vídeos forem exibidos, destaque questões relacionadas às regras, o espaço do jogo e a forma de jogar, podendo ser feitas ponderações referente aos movimentos das peças e suas funções. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do jogo. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos.
O(a) professor(a) poderá exibir algumas imagens relacionadas ao Jogo de Xadrez:
  
Atividade 2: Conhecendo as peças e seus movimentos durante a partida 
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Texto contendo informações a respeito do jogo de xadrez, tabuleiro e peças. Caso seja difícil o acesso as peças e tabuleiro, o(a) professor(a) poderá propor a construção de peças com cartolina. Esta pode ser uma atividade previamente planejada dentro do conteúdo proposto ao longo do ano.
Descrição: Nesta atividade divida a turma em grupos. Cada grupo terá em mãos um tabuleiro, peças e o texto sugerido abaixo: Movimentos das peças Cada tipo de peça tem um valor e um movimento diferente. Os movimentos de cada peça são:
·         Rei: move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance.
·         Dama ou Rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal. Em termos de valor, não é comparável a nenhuma outra peça, a não ser a dama adversária.
·         Bispo: move-se pela diagonal, sendo que nunca poderá mudar a cor das casas em que se encontra, uma vez que movendo-se em diagonal, não lhe é permitido passar para uma diagonal de outra cor. O valor do bispo é considerado ligeiramente superior ao do cavalo, todavia, dependendo da posição no tabuleiro, nem sempre será vantajoso trocá-lo por um cavalo oponente.
·         Cavalo: movimenta-se em "L" no tabuleiro (duas casas na mesma direção e uma para um lado ou para o outro). O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras, tanto as suas quanto as adversárias, como indo, por exemplo, desde a casa g1 para a casa f3 nos primeiro lances. Comumente se diz que o cavalo move-se "uma casa como torre e uma casa como bispo".
·         Torre: movimenta-se em direção reta pelas colunas ou fileiras. A torre é considerada uma peça forte, tendo mais valor que bispo e cavalo.
·         Peão: movimenta-se apenas uma casa para frente e captura outros peões e peças em diagonal. Caso uma peça ou peão fique na frente do peão, será impossível movê-lo. Somente se alguma peça adversária fique na sua diagonal acima, ele poderá capturá-la e mudar de coluna. No primeiro movimento de qualquer peão, ele poderá mover-se uma ou duas casas, a critério do enxadrista. Ao contrário das outras peças, o peão não pode mover-se para trás.
Cada grupo irá mover as peças no tabuleiro de acordo com as funções de cada uma. Professor(a), nesta atividade circule nos grupos e auxilie-os nesta tarefa.
Imagem das peças do Xadrez:

Peças na ordem da esquerda para direita: Peão, Bispo, Rainha, Rei, Cavalo e Torre.

Atividade 3: Entendendo como funciona o jogo 

Recursos: Peças e tabuleiro de xadrez
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Nesta atividade, permanecerão os mesmos grupos da atividade anterior. Cada grupo jogará partidas de xadrez, afim de se familiarizarem com os movimentos das peças. Para auxiliar os alunos nesta tarefa o texto abaixo explica como funciona o jogo. Distribua cópias para os grupos e circule entre eles para auxiliá-los.
Como Jogar
A cada vez um jogador faz um movimento. As peças têm movimentação diferenciada, o que faz com que tenham valores diferentes.
·         Captura: se dá por substituição; uma peça que tomar o lugar de uma peça adversária a terá capturado; a peça capturada sai do jogo; não é permitido capturar uma peça da sua própria cor.
·         Xeque: quando o rei é ameaçado, está em xeque; se não tiver defesa, é xeque-mate e final de partida. A defesa contra um xeque pode ser de três tipos: mover o rei, capturar a peça que está dando xeque ou colocar uma peça entre a peça que está dando xeque e o rei (a não ser que seja um cavalo, pois ele pode saltar sobre as outras peças).
·         Roque: um movimento especial em que o rei avança duas casas na direção da torre e a torre salta por cima do rei. Pode ser feito com qualquer uma das duas torres, mas para isso é preciso que nem o rei nem a torre tenham ainda se movido. Além disso, é proibido fazer roque quando se está em cheque.
·         En passant: assim que um peão avança duas casas, se ele parar ao lado de um peão adversário, o peão adversário pode capturá-lo avançando em diagonal, como se o primeiro peão tivesse avançado apenas uma casa e não duas.  
·         Final de Partida Se um jogador der xeque-mate no outro, ele vence. Se um jogador não puder mover nenhuma peça mas não estiver em xeque, a partida é considerada empatada. Se um jogador não tiver material suficiente para dar xeque-mate no outro (pelo menos uma dama ou uma torre ou dois bispos ou um bispo e um cavalo ou um peão, que possa ser promovido), também é empate. Ainda é possível que, em qualquer momento do jogo, os dois jogadores de comum acordo considerem a partida como empatada. Um jogador que achar que não tem mais chance, pode abandonar a partida, dando a vitória ao adversário.

Atividade 4: O Xadrez Humano


Recursos: Giz  (desenho do tabuleiro no chão), cartolinas pretas e brancas.
Duração: Aproximadamente 50 minutos.
Descrição: Nesta atividade proponha a formação de duas equipes contendo 17 jogadores cada. Cada equipe deverá eleger um jogador chave, que conduzirá e orientará o movimento das peças humanas durante o jogo. Caso a turma não possua o número suficiente de jogadores utilize cones. Faça o desenho do tabuleiro de xadrez no espaço da quadra utilizando o giz. Preencha os quadrados que correspondem a cor preta do tabuleiro com o giz branco ou com outra cor.
O jogador chave distribuirá seus jogadores no tabuleiro de acordo com a função de cada peça que desempenharão no jogo. Para tal é importante que nas atividades anteriores os alunos tenham compreendido o funcionamento básico do jogo e a função de cada peça. Ao iniciar a partida cada jogador chave irá orientar os demais jogadores de sua equipe conduzindo-os pelo espaço do tabuleiro. No decorrer da partida será permitido aos jogadores que desempenham os papéis das peças ajudarem o jogador chave de sua equipe.

Xadrez Humano.

Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: As atividades podem ser realizadas em qualquer espaço que permita a marcação do espaço proposto nas atividades 4.
Quanto ao Material: Caso fique inviável a aquisição dos tabuleiros e as peças de xadrez, o(a) professor(a) poderá acrescentar no plano de aula uma atividade propondo a construção de peças ou imprimindo peças verticai. 
Recursos Complementares
Avaliação
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam dos vídeos? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Eles entenderam as regras e as funções das peças do jogo de xadrez? Conseguiram realizar o jogo? Criaram estratégias e novas formas de jogar? Os grupos se ajudaram? Já tinham vivenciado o jogo? Eles relataram o que aprenderam? Exploraram as possibilidades de criar ações e atitudes que o jogo permite? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades foram mais interessantes? Como foi desempenhar o papel das peças de xadrez? Qual(is) gostaria(m) de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior. Utilize os relatos para (re)planejar e (re)organizar seu projeto/plano de aula a respeito do conteúdo ministrado.

Aulas Dadas:






4ª Semana: 21 à 25 de Setembro

1ª Aula - Aula Teórica / Tema: VALORES

Objetivo Geral: Conscientizar o aluno para construção do senso moral, espiritual e perceber os seus valores dentro da sociedade.
Objetivo Específico: Melhorar a organização do grupo na escola. Propor aulas com o sentido de respeito mútuo, conter os maus hábitos do dia a dia.
Duração: 45 minutos.
Bibliografia: Queiroz, Tânia Dias. Jogos e Brincadeiras de A a Z. Pg.231. 


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