segunda-feira, 7 de abril de 2014

Atividades Recreativas

Ovo Choco
Idade: a partir de 04 anos 

Número de participantes: Acima de 5 participantes

Descrição: 
Fazer um círculo com as crianças, elas ficam sentadas no chão. Por fora da roda, a criança fica com uma bola de papel nas mãos, um lenço, uma pedra ou outro objeto qualquer simbolizando o “ovo”. A criança por fora da roda diz: “A galinha chocou”. As crianças da roda respondem: “Não podemos dizer nem para vovó, nem para o vovô.” 


As crianças no círculo olham para frente, pois a que está com o “ovo” na mão deseja colocá-lo atrás de um colega distraído. Quando isto acontecer, criança deverá perceber, pegar o “ovo” e correr atrás da criança que estava andando fora do circulo. Quando alguém fica com o ovo e não percebe, normalmente os seus colegas do círculo podem avisar, caso este consiga pegar o colega que colocou o “ovo”, este irá para o meio da roda, caso contrário o antigo dono do “ovo” sentará no lugar daquele que estava sentado. 

OUTROS NOMES DA BRINCADEIRA 

OVO PODRE OU OVO CHOCO 

Descrição: 

Cada jogador risca, no chão, um círculo e coloca-se dentro dele. Os círculos são também dispostos em outro círculo. Os participantes, de pé, voltam-se para o centro da roda. Em alguns grupos, ficam acocorados, em outros, ainda de olhos fechados. Os círculos equivalem às “casinhas” de cada participante. Por fora da roda, uma criança porta um objeto qualquer, simbolizando o “ovo podre”. Em alguns grupos, o participante fora da roda é chamado “Galinha”. 


A “Galinha”, enquanto anda por fora do círculo, vai dizendo: “Ovo choco, tá fedendo”. Em alguns grupos, o participante com o “ovo” diz “Ovo podre”, e os da roda respondem em coro: “Está fedendo”. As crianças que formam os círculos não podem olhar para trás, pois o participante que anda com o “ovo podre” na mão deseja colocá-lo atrás de um jogador distraído. Quando isso acontecer, a criança que recebeu o “ovo” deve correr atrás da “Galinha”, procurando toma-lhe a “casinha”. Quando alguém fica com o “ovo” e não percebe, os demais companheiros gritam: “Tá fedendo muito”. Se “Galinha” for apanhada, irá para o centro da roda, bem como aquele que ficou com o “ovo” e não percebeu até a galinha fazer a volta completa no círculo. A criança que for para o choco no centro da roda somente poderá sair se for substituída por outra, ou se apanhar o “ovo” que não foi visto por outro participante. Quando um vai para o choco, os demais batem palmas, ritmando a frase: “Ovo podre, tá fedendo”. 

Fonte: http://jogointeracaoelinguagem.blogspot.com.br/2010/04/galinha-choca.html

Jogo de Peteca Individual


Jogo de Peteca em Duplas


Jogo de Peteca em Equipes
BENEFÍCIOS DO JOGO DA PETECA
O jogo de peteca é um esporte predominantemente aeróbico que proporciona a flexibilidade das articulações, agilidade dos movimentos, amplia a capacidade respiratória, aumenta os reflexos e desenvolve a destreza. 
A medida que cada jogador pratica o esporte, a sua aptidão física vai melhorando. O seu condicionamento físico aumenta e ele consegue realizar maior esforço sem cansar-se. A sua musculatura se desenvolve de modo que ele passa a ser capaz de realizar facilmente e em maior velocidade movimentos que antes não conseguia. Os seus músculos vão, também, ficando mais flexíveis e ele consegue manter o equilíbrio mesmo nos movimentos mais difíceis. Desta forma, a capacidade física do jogador aumenta cada vez mais, sendo capaz de executar movimentos mais difíceis e de maneira mais rápida.
Fonte: http://www.clubedeteniscatanduva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1329:historia-da-peteca&catid=110:materias&Itemid=110


Nenhum comentário:

Postar um comentário