Objetivos Específicos: desenvolver a concentração, habilidades cognitivas, estratégias, atenção, conhecimento das peças, regras, criatividade, velocidade de raciocínio, perceber o jogo através de métodos diferentes de ensino.
Séries: 2º, 3º, 4º e 5º anos - Ensino Fundamental I
Sequência Didática: Xadrez no Quadro, Xadrez Tradicional, Xadrez Virtual, Xadrez Reciclado, Xadrez Humano.
Período: 3 Semanas, 9 aulas de 45 minutos.
Fotos e técnicas de trabalhos:
1ª Aula Principal: Conhecimento das Regras do Jogo Xadrez
Objetivo: Ensinar as regras do jogo através do jogo ímã no quadro negro.
Material: Tabuleiro de xadrez grande com peças em ímã.
Método de ensino: visualização total do jogo e movimentos das peças.
2ª Aula Principal: Jogo Tradicional em Grupos
Objetivo: Explorar o Conhecimento Geral das Regras Através do Conhecimento do Grupo.
Material: Tabuleiro de xadrez grande com peças em ímã.
Método de Ensino: Em sala de aula, divisão de dois grupos, jogando xadrez através de movimentos das peças em uma jogada para cada aluno do grupo. Memorização dos movimentos das peças.
3ª Aula Principal: Jogo Tradicional em Duplas
Objetivo: Desenvolver habilidades de movimento das peças, regras, socialização, prazer pelo jogo, concentração, cognição, percepção de ataque e defesa.
Material: Jogos tradicionais da escola, tabuleiros e peças em plástico.
Método de Ensino: Jogo individual, pares com quatro jogadores.
4ª Aula Principal: Xadrez Virtual
Objetivo: Ensinar a jogar contra o robô e reforçar as regras através da percepção dos movimentos das peças executados pelo computador e comandos dos movimentos corretos das peças.
Material: Data-show na sala informatizada, notebook, computadores da sala informatizada.
Método de Ensino: Mostrar como funciona o jogo, o site, e os movimentos das peças através do data-show, jogo em duplas contra o robô (Robô Chess). Jogo ONLINE um contra outro aluno (Xadrez Virtual).
5ª Aula Principal: Xadrez Humano
Objetivo: Desenvolver um xadrez gigante para que os alunos possam ser os integrantes do jogo.
Material: Cartolinas pretas e brancas, fita adesiva, tnt preta e branca, impressão das imagens das peças do jogo, tesoura, cola.
Método de Ensino: turmas colaboram na montagem do jogo.
6ª Aula Principal: O Jogo de Xadrez Humano
Objetivo: Perceber o jogo de um novo ângulo, perceber as possibilidades dos movimentos de sua peça, perceber e aprender o movimento das peças através do movimento do amigo.
Material: Tabuleiro gigante, coletes, humano.
Método de Ensino: Alunos peças e alunos jogadores desenvolvem a técnica do jogo e suas regras gerais.
7ª Aula Principal: Confecção do Jogo
Objetivo: Aprender técnicas de criação do jogo de xadrez
Material: Papelão, moedas, impressão peças e tabuleiro, fita isolante.
Método de Ensino: Aula de criação de um jogo, com auxílio do quadro escolar e materiais diversos.
8ª Aula Principal: Confecção do Jogo
Objetivo: Desenvolver a criatividade, zelo pelo brinquedo, concentração, habilidade motora fina.
Materiais: Diversos: papelão, sulfite, lápis de cor, tintas guache, tampinhas de garrafas de vidro, tampinhas de garrafas pet, canos, copos, palitos de dentes, isopor, etc.
9ª Aula Principal: Exposição do Jogo de Xadrez
Objetivo: Incentivar e valorizar o trabalho realizado.
Materiais: Trabalhos prontos.
Método de Ensino: Aplicação do jogo através da valorização e participação integral na confecção do brinquedo e prazer pelo jogo através da aprendizagem de suas regras gerais.
Palito, Argila, Papelão |
Palito, Argila, Lápis de Cor, Papelão |
Sulfite, Desenho, Canetinha, Lápis de Cor, Sulfite, Papelão |
Tampinhas pet, Lápis de Cor, Papelão |
Cano PVC, Madeira, Lápis de Cor |
Copo Plástico, Papelão, Sulfite, Lápis de Cor |
Massinha de Modelar, Palitos, Papelão, Lápis de Cor |
Papelão |
Argila, Pincel, Tinta Guache, Papelão, Lápis de Cor |
Argila, Palito, Papelão, Sulfite, Lápis de Cor |
EVA, Papelão, Lápis de Cor |
Papelão, Sulfite. Obs:D.Auditivo |
Madeira, Papelão, Sulfite |
Copos Plásticos, Palitos, EVA, Papelão |
Cartolina, Guache, Tampinhas Pet |
Moedas, Lápis de Cor, Papelão, Sulfite |
Nenhum comentário:
Postar um comentário